Página Inicial Data de criação : 07/05/11 Última actualização : 11/10/17 14:18 / 39 Artigos publicados

Massagem do Bebé: especial para o pai  Inserido Friday 25 May 2007 17:27

Blogue de veramoreira :Massagem para Bebés, Massagem do Bebé: especial para o pai

O interesse dos pais pelo cuidado activo dos seus filhos, tem vindo a aumentar nos últimos tempos.

A imagem do pai torpe e assustado que deixa o seu bebé nas mãos da mãe até ter idade para brincar com ele está a deixar de ser regra para passar a ser excepção.

Apesar da boa vontade para participar, desde o início, nos cuidados diários do bebé o novo pai pode deparar-se com problemas práticos.

Os momentos disponíveis podem reduzir-se às últimas horas da tarde e fins-de-semana. Poderá estar cansado, depois do trabalho e certamente deparar-se-á com o stress adicional de ter que ajudar mais em casa e suportar mais necessidades económicas. Além disso, provavelmente a mãe também trabalhará fora de casa, pelo que a situação será igualmente difícil para ela, juntando-se a responsabilidade de amamentar e as expectativas da imagem relacionada com o trabalho.

Papás: não esperem ser convidados a cuidar do vosso bebé!

Seja no hospital, na clínica ou em casa, não fiquem em segundo plano!

Se necessário, façam perguntas. Como mudar a fralda? Como ajudar o bebé a arrotar? Como medir a temperatura? Como dar o banhinho? Se o bebé bebe pelo biberão, divida essa tarefa com a mamã.

Estudos mostram que os cuidados sensíveis dos pais, produzem uma união segura com o bebé.

Ambos os pais podem sentir-se pressionados para arranjar tempo de intimidade e serem bons pais, ao mesmo tempo. É possível que o pai se sinta, por vezes, posto de parte, quando tanto a mãe como o bebé desejam e necessitam exactamente do contrário. Aliada a este facto, está a responsabilidade de cuidar de um recém-nascido vinte e quatro horas por dia que pode trazer consigo uma evidente falta de sono apara ambos os pais.

Estes elementos de stress podem originar uma dificuldade inicial dos pais aprenderem a cuidar do bebé, com suavidade e amor. Mas, tal como as mães, os pais podem passear, cantar, brincar, ler e massajar o bebé, assim como alimentá-lo, mudar-lhe a fralda ou dar-lhe banho.

Muita gente não se dá conta que os pais também têm "hormonas parentais", que entram em actividade quando num contacto próximo com os seus bebés.

Um psicólogo afirmou uma vez que "durante a massagem, os pais chegam, a conhecer os seus bebés de uma forma extraordinária; contactam com a parte mais profunda dos filhos e deles próprios, a mais afectiva e educativa. Os pais descobrem que podem dar muito carinho quando se sentem seguros e o seu conceito de virilidade não é comprometido." Daqui vem que os filhos têm uma maior confiança em si mesmos e uma maior criatividade quando os pais lhes dedicam uma atenção adicional.

Hoje em dia, deseja-se com os homens se comprometam de forma cada vez mais activa na educação dos filhos.

A massagem infantil é uma óptima oportunidade para melhorar. Cada vez que se massaja um bebé, o Mundo melhora, e os papás devem fazer parte dessa transformação.

Excerto do livro "Massagem Infantil" de Vimala McClure

compartilhar
1 Fan

Adicione um comentário !

(Facultativo)

(Facultativo)

error

Atenção, os comentários insultuosos, racistas, etc. são proibidos neste site.
Se alguma queixa for apresentada, utilizaremos o seu IP (107.22.45.61) para o identificar.     

Nenhum comentário
Massagem do Bebé: especial para o pai


Fechar barra

Deve estar conectado/a para escrever uma mensagem veramoreira

Deve estar conectado/a para adicionar veramoreira os seus amigos

 
Criar um Blog